Como fazer um churrasco de fraldinha

Você sabe como fazer um churrasco de fraldinha? Você sabia que a fraldinha é considerada hoje em dia como uma ótima carne pra ser assada? Isso mesmo, você a encontra facilmente nas melhores churrascarias e muitos ainda  a considera como uma carne de segunda, mas acredite, se ela for preparada de maneira correta, hummm…é de lamber os beiços!

Assim como a picanha, ela é também uma carne bem chata de ser preparada e requer cuidados mais precisos e uma atenção redobrada, em vista a outras carnes.

Churrasco de fraldinha

Quando você for pegar uma peça de fraldinha, logo notará suas fibras , é bem visível. E porque ela  também é uma carne  tão chata de ser preparada? Porque muitas pessoas erram o seu corte na hora que vai servir os convidados. Rapidamente ao ser degustada, as pessoas sentirão que é um pouco dura e vão logo criticando a carne, isso na realidade é uma grande injustiça!

 

como fazer um churrasco de fraldinha
imagem do google

Repare bem quando estiver em uma churrascaria e o garçom for lhe oferecer um churrasco de fraldinha, na hora que  cortar a carne, ele segue o sentido inverso a fibra e não a mesma linha, daí o diferencial que as pessoas não sabem e é exatamente por isso que as churrascarias não abrem mão dela.

Acertando o ponto da fraldinha

Acertar o ponto da fraldinha requer um pouco de experiência. Muitas pessoas a abandonam depois do primeiro churrasco, pois ela mal passada, da um ar de crua e muito passada perde totalmente o seu sabor, vale ressaltar, que depois de alguns churrascos feito com ela, você pega o jeito rapidinho, não vá desistir logo certo?

De olho no sal

É extremamente importante usar pouco sal na fraldinha, não use pedras de sal grandes e nem sal fino. Uma dica bem simples é colocar o sal grosso em um pano de prato, dobrá-lo e dar umas pancadinhas com uma garrafa, assim o sal ficará ideal!

>> Peque aqui 5 dicas certeiras de como fazer um churrasco

Chegando ao ponto

A medida que a fraldinha vai selando (assando), você perceberá que ela vai também encolhendo. Após algumas viradas na grelha e chegando ao ponto, o seu tamanho estará bem reduzido ao tamanho inicial, não sei dizer precisamente o quanto ela perde do tamanho, mas acredito que em média 15% a 20% da peça.

Dependo do tamanho da fraldinha, ocorrerá um momento que a parte mais fina estará no ponto e a parte mais grossa ficará mal passada. Não tem problema nenhum você cortar esta parte e servir, mas não se esqueça da outra parte, pois a poucos minutos ela também ficará ao ponto.

>> Aprenda a fazer um churrasco de picanha

Outra é dica é colocar um pouco de azeite, ele dará mais sabor e isso também faz com que ela não grude na grelha, mas a cada churrasco preparado estes obstáculos vão facilmente sendo driblados.

Seguindo os procedimentos

Se você seguir corretamente os procedimentos, fogo forte, de 20cm a 30cm de altura do fogo, pouco sal, + ou – menos 20 min na grelha (de cada lado) e vai virando até dar o ponto, cortar no sentido inverso ao da fibra, não tem mais nenhum segredo, o resto é com você! Acredite, após ser degustada as pessoas vão logo lhe perguntar que carne tão macia é esta. Então você dirá: – Churrasco de fraldinha, simples assim !

O que você achou dessa matéria? Acha que ela pode solucionar alguns problemas sobre essa questão?

Não deixe de comentar, compartilhar e mostrar para aqueles que estão interessados sobre esse assunto.