Como fazer churrasco no fogo de chão

O churrasco é uma das maiores paixões brasileiras. Basta sentir aquele cheirinho de carne assando que dá água na boca! E quem gosta de saborear carnes deliciosas e outros alimentos sabe que existem várias formas incríveis de fazer um belo churrasco e convidar os amigos e a família.

churrasco no fogo de chão

Uma dessas maneiras é o churrasco no fogo de chão. Por isso, neste texto você vai conferir dicas para não errar e seguir algumas técnicas infalíveis para suas carnes ficarem ainda mais saborosas e também vai conferir uma receita incrível de como preparar costela no fogo de chão. Confira agora!

Dicas de como fazer churrasco no fogo de chão

O churrasco no fogo de chão ainda é pouco conhecido por algumas pessoas, mas quem entende de churrasco, sabe que ele está ainda entre uma das formas mais realizadas até hoje.

Especificamente este modelo de churrasco é encontrado facilmente no Sul do Brasil, mas muitas pessoas de outras regiões já aderem como fazer churrasco no fogo de chão e arriscam-se em experimentar no fundo do quintal, em uma pescaria ou algum terreno espaçoso, vale a criatividade!

Para fazer bem feito é necessário usar algumas dicas e técnicas infalíveis. Um grande truque é na hora de fazer o corte nas carnes. O corte mais utilizado é a costela de ripa, isso porque ela tem ossos grandes.

Outra dica também muito importante é limpar de forma correta o pedaço de carne para que ela absorva a quantidade essencial de sal. Tem que remover todas as peles, impurezas, e até os nervos que podem atrapalhar o gosto da carne.

Depois dessas dicas infalíveis, tenho certeza que a preparação das suas carnes no fogo de chão vão ficar ainda mais deliciosas. E para isso, nada melhor do que conhecer também a receita de costela na churrasqueira de fogo de chão. Veja:

Receita de costela na churrasqueira de fogo de chão

Ingredientes

– 1 peça de costela

– 1 kg de sal grosso

– carvão e lenha

 

Modo de fazer

Limpe bem a costela para remover todas as impurezas da peça que podem estragar a receita. Depois é preciso temperar com sal, lembrando de que o sal é a gosto, já que existe sal temperado.

Em seguida, polvilhe o sal por toda a peça. É fundamental não esfregar e também não apertar o sal na carne. Não precisa colocar muito, já que aquele sal que cair sobre a mesa, poderá ser usado quando você fincar o espeto no chão.

Depois é hora de assar a peça e para isso os espetos devem ser fincados no chão e o calor da brasa é o que assa a carne. O carvão deve ser aceso dos dois lados para que a costela asse por inteira.

Outra dica é colocar um saco de carvão de cada lado de onde o espeto vai estar e, com uma distância de meio metro já está bom. Reforce por cima do carvão, pedaços de lenha…vai precisar de muita ok?

A carne precisa assar por mais ou menos sete horas e essa é outra questão muito, mas muito relativa, já que alguns fatores como fogo, quantidade de lenha ou o tamanho da costela, influi neste processo.

A costela vai estar pronta apenas quando estiver com uma cor dourada e com a gordura escorrendo. Esta receita fica deliciosa para comer com acompanhamentos como arroz branco ou uma simples salada de folhas verdes.

Mas se preferir consumir apenas a costela, também será incrível sentir o sabor da carne com os demais ingredientes.

Se você não mora no Sul do país mas gostaria de tentar fazer um churrasco no fogo de chão veja abaixo o vídeo do canal BBQ em casa. Veja mais vídeos aqui.

Olho no tempo

Tenha sempre em mente que o churrasco no fogo de chão necessita de um tempo bem longo para o seu preparo, já que a peça de carne é maior. Você pode incrementar com alguns tipos de acompanhamentos e ir beliscando certos petiscos ou tira gostos, aliado a uma bebida.

Teste você mesmo

Na realidade, se você for pesquisar sobre como fazer churrasco no fogo de chão, você irá encontrar diferentes dicas, porém todas de grande valia! Nada melhor do que colocar a mão na massa e ter uma experiência própria.

Agora é com você…compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Te convido também a baixar gratuitamente o e-Book Como Fazer Churrasco Delicioso e Econômico, um abraço e bora churrascar!

Download do e-Book gratuito

Deixe um comentário: