Como fazer bom churrasco de picanha

Churrasco de PicanhaSe você acha que fazer um bom churrasco é uma tarefa um pouco complicada, imagine então fazer um bom churrasco de picanha e sal ! Ela é uma carne top de linha e um sinônimo de carne perfeita, mas vale ressaltar que é uma carne um pouco chata de ser preparada.

Qual o ponto certo? Qual o corte certo? Qual quantidade de sal a ser utilizado? Pode temperar? Eu poderia citar aqui várias perguntas quanto a isso, mas vou te dar aqui simples dicas de como fazer um churrasco de picanha.

 Churrasco de picanha

Quando você for cortar a picanha, ela deve ficar com uma espessura de mais ou menos dois dedos, nesta espessura fará com que ela retenha pra si todo o seu suco (líquido), ajudando assim na hora que for receber o sal, pois o excesso de sal colocado na superfície da picanha não irá interferir no seu sabor.

A escolha do sal também é muito importante, assim como a qualidade da picanha, uma picanha maturada é um exemplo de boa carne, falarei sobre isto mais a frente !

A picanha estando cortada de forma adequada e pronta pra ir ao fogo, você não precisa ficar com medo de exagerar no sal, pois ela nas vai ficar salgada.

Ao contato com o fogo, este sal colocado na picanha irá protegê-la, ele vai superaquecer e não vai a deixar perder o seu sabor.

Se atente ao fogo

Tenha sempre em mente que o fogo deve estar forte e você deve também obedecer à altura de 20 a 30 cm da brasa, isso fará com que a picanha sele rapidamente.

Muitos se falam que uma picanha real é aquela com no máximo 1 kg e 200g, mas o fato é que não podemos afirmar com precisão, pois hoje em dia existe gado com grandes portes físicos e podemos sim encontrar uma picanha de 1 kg e 500g.

>> Aqui você saberá como fazer um churrasco de fraldinha

Sem medo de usar sal

É como eu disse, não fique com medo de usar sal em grande quantidade, pode parecer estranho mas não é. Outra dica é não bater a carne pra tirar o sal, apenas vire-a e você já notará como a gordura está banhando-a.

Se você tivesse batido a picanha assim como quase todo mundo faz, o seu suco iria ter ficado todo na churrasqueira, deixando assim, a picanha seca e sem o seu sabor real, por isso que você deve deixar todo o sal e bater somente após ficar assada.

 

Uma carne maturada

Carne maturada é uma carne embalada a vácuo e a zero grau que fica conservada de no mínimo 20 a 25 dias e neste tempo a carne utiliza suas próprias enzimas, ficando assim, cada dia mais macia.

Peraí, peraí… mas como eu sei se esta carne é maturada? Simples, apenas tocando com um dedo, qualquer pessoa consegue fazer isso. Você dá um apertão na carne e vai ficar um buraco…se ficar o buraco, isso é uma forma de saber que a carne está maturada.

>> Pegue aqui belas dicas de como fazer um churrasco

Atenção

No tempo que ela estiver sendo assada, tenha muita atenção, pois surgirá focos de chamas, isso é normal, o sal não consegue reter a gordura, a dica aqui é sempre trocar a posição da carne.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário, conhecimento, uma dica legal ou até mesmo uma crítica! O que vale aqui é a troca de experiência ok?

Compartilhe e mostre para aqueles que estão interessados sobre esse assunto.