Cuidados ao preparar um churrasco

O cheiro de carne impera no ar e a fome aumenta a cada vez que nos aproximamos perto da churrasqueira, no entanto, apesar de oferecer várias sensações agradáveis, fazer um churrasco pode gerar uma grande dor de cabeça.

Imagine a seguinte cena. Você convidou todos os seus amigos para um churrasco na sua casa e todos eles estão morrendo de fome e, por algum deslize cometido, você vê que a carne passou do ponto dentro da churrasqueira, e isso faz com que ninguém queira comê-la depois dessa situação.

Essa é apenas uma de tantas outras situações desagradáveis que podem acontecer com um churrasqueiro de primeira viagem. Agora não se preocupe mais com essa situação, pois vou descrever algumas dicas a seguir para evitar possíveis constrangimentos. Confira.

Assando a carne de maneira ideal

Cada carne possui um tempo específico que precisa ser assada, porém, para isso ocorrer temos que deixar o fogo forte o suficiente para aproveitar os melhores resultados. A dica para observar se o braseiro está forte o bastante é colocando a mão em uma altura de aproximadamente dois palmos da brasa e, se não conseguirmos permanecer durante cinco segundos nesta posição, significa que essa é a temperatura ideal.

Para o fogo atingir essa potência, basta descarregar o pacote de carvão dentro da churrasqueira e aguardar por alguns minutos. Contudo, tome cuidado, pois tudo que é feito de maneira exagerada pode ter consequências não muito agradáveis.

Cuidado com o consumo do carvão

cuidados ao preparar um churrasco

Muitos passam despercebidos por esse assunto, em determinados locais o carvão não custa barato e possui um preço muitas vezes semelhante com o da própria carne, principal atrativo do churrasco. Se por alguma razão o carvão acabar e você não conseguir comprar um novo, pedaços de madeira podem ser utilizados para suprir a ausência desse componente.

Porém, o melhor a se fazer é saber dosar a quantidade ideal do carvão a ser utilizada. Por ter um preço até certo ponto elevado, o seu aproveitamento com cautela é bastante útil durante esse momento.

Compre a carne em lugares de sua confiança

Quando fazemos um churrasco queremos sempre oferecer aquilo que existe de melhor, certo?

Então por esse motivo verifique o lugar ideal para comprar a carne, fugindo do açougue de esquina que muitas vezes oferece um produto de qualidade ruim, digo isso porque já aconteceu comigo!

Procure por referências sobre o local, verifique se ele é higiênico e veja se a carne está com um preço apropriado. Lembre-se que muitas vezes o barato sai caro, e isso pode prejudicar o churrasco que foi planejado para acontecer da melhor forma possível.

Cuidado com o sal

Apesar de ser fundamental para um bom churrasco, o uso do sal precisa ser controlado. O exagero do sal na comida pode provocar problemas de saúde no futuro e, no churrasco, quando é usado em quantidades acima do normal, pode retirar o próprio gosto da carne. Entenda que pra cada tipo de carne é usada uma quantidade de sal.

A fraldinha por exemplo, não deve-se usar sal fino e use pequenas pedras. Já a picanha, pode ser usado muito mais sal grosso, entendeu mais ou menos como funciona? É apenas uma questão de aprimoramento, pois a cada churrasco você vai tirando isso de letra!

Cuidados ao preparar um churrasco em primeiro plano

Tudo escrito aqui não surtirá efeito algum se você não tomar todos os devidos cuidados ao preparar um churrasco, para seus amigos, familiares e convidados especiais. Se preferir…leia novamente com calma cada tópico acima.

O que você achou dessa matéria? Acha que ela pode solucionar alguns problemas sobre essa questão?

Não deixe de comentar e compartilhar em uma rede social de sua preferência. Mostrar para todos aqueles que estão interessados sobre esse assunto.