Grelha ou espeto?

grelha ou espetos

Para fazer um churrasco ideal é preciso escolher uma série de itens que facilitam o seu preparo e que possa ao mesmo tempo agradar a grande maioria dos convidados. No entanto, essa questão não é algo muito simples de se fazer e exige muita atenção.

Para isso, precisamos decidir quais os tipos de carne que serão feitos, o modelo da churrasqueira e utensílios apropriados como facas, por exemplo. Contudo, vou abordar nessa matéria a funcionalidade de alguns dos itens que proporcionam mais dúvidas para as pessoas, que é a escolha entre a grelha ou espeto para o preparo das carnes.

Se você possui dúvidas sobre a funcionalidade de cada um desses apresentados acima, vou tentar descrever o máximo de características presentes tanto na grelha quanto no espeto, que podem contribuir na sua churrascada. Fique atento e tenha uma boa leitura.

Utilizando o espeto

Antes de tudo é preciso estabelecer que seja o churrasqueiro que deve escolher a ferramenta que será mais útil durante a preparação do seu próprio churrasco. Mas, se por ventura, essa escolha for pelo espeto, o melhor a escolher são aqueles feitos de aço inoxidável, porém, fique atento em relação aos preços, pois os feitos por esse material são um pouco mais caros em comparação aos outros.

Utilizando de um bom espeto feito por aço inoxidável, o seu churrasco terá menos problemas para ser preparado. Isso acontece porque esse tipo de espeto não solta resíduos metálico na carne enquanto está no fogo, além de ser muito mais fácil para se limpar depois de toda a comilança.

Ao comprar esse tipo de espeto, procure por aquele que possui o tamanho mais apropriado para a sua churrasqueira. Essa escolha irá permitir que o espeto não caia no fundo da churrasqueira em algum deslize que você possa cometer, sem contar que, utilizando um tamanho apropriado de espeto você também irá se prevenir contra possíveis queimaduras.

Grelha

Agora se a sua opção for pela utilização da grelha durante o churrasco, fique sabendo que ela possui um papel fundamental quando a carne é assada ao não fazê-la perder o seu suco. Podendo ser utilizada em várias carnes ao mesmo tempo como a picanha e o filé mignon, a grelha também é apropriada para assar outros tipos de alimentos como queijo, pimentão, cebola e etc.

Agora se você optar por um churrasco composto apenas por carnes sem osso, a grelha é escolha acertada para assar essas carnes de maneira correta. Ao utilizar uma grelha procure ter algum tipo de pinça que facilite ao virar a carne de um lado para o outro e, assim evitando que essa fique muito queimada ao atingir o ponto ideal.

<< Leia também sobre Tipos de carnes >>

Conclusão sobre grelha ou espeto

Tanto a grelha quanto o espeto são fundamentais para a execução de um bom churrasco. Sendo assim, tente utilizar aquele que melhor se adapte as suas necessidades, mas sempre procurando priorizar o melhor sabor da carne.

O que você achou dessa matéria? O assunto grelha ou espeto é importante para um bom churrasqueiro?

Não deixe de comentar, compartilhar e mostrar para aqueles que estão interessados sobre esse assunto, até a próxima!