Churrasco com sal grosso ou fino?

Um churrasco com sal grosso ou fino sempre está em discussão na família ou nas rodas de amigos, porém, não há fatos que comprovem que um churrasco feito com sal grosso fique com mais ou com menos sabor que o que é feito com o sal fino. Traduzindo: se você tem o dom para saber usar o sal fino no churrasco, ele não se diferenciará, ficando melhor ou pior, do que um churrasco feito com sal grosso.

O que acontece é que o sal fino é muito manhoso, bem volúvel, bem dissimulado. Isso quer dizer que qualquer erro, mesmo que seja mínimo, deixa a carne muito, mas muito salgada. Já o sal grosso é mais volúvel, e se agarra a carne sem muita convicção, e cumpre muito bem o seu papel.

Porém, se o sal grosso não consegue enganar ninguém, é muito comum que diversos churrasqueiros se enganem ao utilizá-lo, conseguindo salgar demais a carne. É somente uma questão de muito bom senso e ter uma técnica fácil, que não tem muitas variações.

Um churrasco com sal grosso ou fino sem complicação!

Tem gente que prefere salgar a carne pouco antes de ela ser levada a churrasqueira para ser assada. Já outras pessoas, preferem esperar um tempinho até que o sal pegue bem na carne. Por vezes, essa última escolha pode acabar sendo um grande risco.

Há pouca gente que prefere primeiro fazer uma selagem na carne, para depois poder colocar o sal nela. Isso acaba sendo uma questão mais de estilo, porém sem grandes chances de erro. Bem mais do que isso, como os que preferem salgar no momento de colocar a carne na churrasqueira para ser assada, o desastre já é algo tido como certo.

Por que se usa sal grosso no churrasco?

O certo é salgar a carne com sal grosso, pois salgar com sal fino possui o maior risco de a carne ficar salgada demais. Utilizando o sal grosso, a carne acaba não ficando dura e é menos provável que você erre na quantidade de sal.

Para que você possa salgar a carne de maneira correta, espalhe o sal grosso por toda a carne. Quando ela começar a “transpirar”, isso significa que o sal está aderindo e entrando muito bem na carne. É nesse momento que você deve leva-la para a churrasqueira e assá-la. Porém, antes de coloca-la sobre a grelha, retire todo o sal que foi colocado, esfregando a carne com as mãos.

Como temperar uma carne para churrasco sem a necessidade de se usar o sal grosso?

O sal fino pode ser utilizado também, mas é preciso ter um extremo cuidado. Primeiramente, coloque a carne na brasa. Em seguida, vá virando a carne e vá jogando as pitadas de sal sobre ela. Também existe o tempero chamado “Ajisal”, da marca Ajinomoto, que é muito bom e muito indicado por churrasqueiros.

Não tempere a carne um dia antes de realizar o churrasco, pois ela ficará bem seca e muito dura. Nunca faça isso, pois o seu churrasco já estará estragado, antes mesmo de começar.

Outra dica é deixar a carne descansar por uma hora, numa mistura de vinho seco com sal fino. Em seguida, faça a preparação como o de costume, porém te indico o modo tradicional, ou seja, sem inovações certo?

Sem medo do sal grosso ou fino.

Seja extremamente cauteloso ou cautelosa, é certo afirmar, que sem essa atenção, tanto o sal grosso ou fino, em quantidades altas, pode e vai te trazer frustrações…na dúvida, use em pequenas quantidades! Agora é com você!

Espero que essas informações te ajude de alguma forma e que você as compartilhe com outras pessoas! Um abraço e até a próxima!

 

2 Comments

Deixe um comentário: