Tipos de churrasqueiras

Um churrasco para ser bom e agradável para a maioria das pessoas presentes nele depende de uma série de fatores, além da escolha dos melhores tipos de carne. E esses fatores muitas vezes são os utensílios utilizados como facas, carvão e a própria churrasqueira, que irei abordar na sequência dessa matéria.

tipos de churrasqueiras

Hoje em dia podemos dizer que os tipos de churrasqueiras estão do gosto do freguês, basta para isso escolher aquela que mais lhe agrade e que tenha um preço compatível com o seu bolso. Pensando nesse assunto, separei alguns dos modelos que podem se encaixar de maneira perfeita ao seu churrasco.

Tenha uma boa leitura, pois pretendo fazer que com essas pequenas explicações, você possa tomar a decisão ideal sobre qual modelo comprar.

Churrasqueira portátil

Como o próprio nome já diz, a churrasqueira portátil é aquela que pode ser levada para qualquer ambiente sem grandes dificuldades. Ao ter esse modelo, o seu churrasco pode ser feito em qualquer lugar, sendo até em um espaço aberto como o existente em praias e em parques, além de poder ser adquirida por um preço que não seja muito expansivo.

Churrasqueira a gás

Outra boa pedida para o seu churrasco é a churrasqueira a gás, que pode ser encontrada no mercado em diferentes modelos e tamanhos. Uma das vantagens de quem a possui é uma preparação de carnes de maneira muito mais rápida, devido à velocidade que a alta temperatura atinge dentro de si.

Em contrapartida, esse item costuma ser um dos mais caros do mercado, pois a sua casa precisa ser adaptada para recebê-la. Para colocar uma churrasqueira a gás em nossa residência é preciso adaptar a tubulação no local, pois tanto o gás natural quanto o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), serão eliminados durante o preparo da carne.

Churrasqueira a bafo

Agora se a sua prioridade for à preparação de peixes, legumes, e um bom pedaço de costela a churrasqueira a bafo é o modelo ideal na preparação desses alimentos. Esse item possui uma tampa de isolamento térmico, que proporciona um melhor preparo desses alimentos citados acima.

Além de não possuir um preço muito expansivo, outra vantagem da churrasqueira a bafo é o menor consumo do carvão, que não costuma ser barato. Isso tudo sem contar que ela exala menos fumaça e, assim, facilitando a sua limpeza.

Churrasqueira de alvenaria

Mais um modelo que destacamos é a famosa churrasqueira de alvenaria. Além de proporcionar deliciosos churrascos, esse item também acaba se tornando um objeto de grande apreciação devido a sua beleza.

Ela pode ser feita de diferentes materiais como tijolos, pedras e até mesmo azulejos, contudo, exige um bom espaço em seu quintal para ser montada. Apesar de ser considerada uma churrasqueira artesanal, muitas empresas possuem modelos já estabelecidos, sendo essa uma prática que facilita a sua construção.

Já a sua desvantagem é que não são todas as casas que podem suportar esse tipo de churrasqueira. Por ser grande, ela precisa ser montada dentro de um espaço adequado.

Outras opções de tipos de churrasqueiras

Uma opção que tenho aqui em casa e que não abro mão é uma churrasqueira feita com um latão cortado ao meio. Eu gosto deste modelo de churrasqueira devido a sua praticidade e também para assar pedaços grandes de costela, pois uma churrasqueira de alvenaria torna o manuseio da costela mais difícil.

Você encontra facilmente este latão em um ferro velho mais próximo de sua residência e com um custo muito baixo, mas se preferir pode comprar esse modelo de churrasqueira já pronta em uma casa de material também com um custo razoável, mas este não foi o meu caso rsrsrsrs.

Outra opção muito utilizada é uma churrasqueira feita de caixa de energia elétrica. Com o passar dos anos as empresas deste setor adotam materiais recicláveis e a antiga caixa de ferro perdeu espaço.

O meu pai usa uma churrasqueira deste molde e pode ter certeza: não faz feio em momento algum! Cada pessoa busca o que realmente se satisfaz.

Mas se você quer cortar custos imediatos, é só fazer uma churrasqueira com blocos ou tijolos e apenas adaptar uma grelha ou espetos para o seu uso, depois é só limpar tudo.

Saiba aqui sobre grelha ou espeto

Contudo, não se apegue a certos tipos de churrasqueiras, pois em algum momento você terá que improvisar! Então, o que você achou dessa matéria? Acha que ela pode solucionar alguns problemas sobre essa questão?

Não deixe de comentar, compartilhar e mostrar para aqueles que estão interessados sobre esse assunto.

Deixe um comentário: