Tipos de facas para churrasco

Carvão na churrasqueira, cerveja na geladeira e carne de primeira para servir aos seus mais diversos convidados. Esses são alguns dos aspectos fundamentais para se fazer um bom churrasco, no entanto, para que tudo ocorra bem durante  esse, que é um dos principais costumes do brasileiro, precisamos ter também em mãos os utensílios apropriados, os tipos de facas para churrasco.

Nesta questão dos utensílios, precisamos contar com as melhores facas, pois somente dessa maneira que é possível encontrar o corte ideal da carne. Esse que deixa cada fatia do jeito que desejamos.

Porém, se você não possui experiência neste assunto, não precisa se preocupar. A seguir vamos destacar algumas dicas para o preparo do churrasco, além dos tipos de faca apropriados para o seu preparo.

Boa leitura e uma ótima churrascada.

Quais os tipos de facas ideais para o churrasco?

tipos de facas

Para fazer o churrasco dos sonhos, o comandante da churrasqueira precisa ter em mãos um diversificado arsenal de facas. Exageros a parte, o ideal é que o responsável tenha três diferentes tipos de facas, entretanto, precisamos destacar que a opção de possuir essa quantidade de utensílios não fica restrita ao churrasco e podendo assim aproveitar esse número de peças em outras finalidades na cozinha.

Ao escolher aquela que melhor que lhe convém, busque por uma faca de lâmina lisa. Isso se deve pelo motivo que aquelas que possuem a famosa serra rasgar as fibras presentes no pedaço de carne.

Outra questão que precisamos destacar neste quesito é em relação ao tamanho da faca, pois ela precisa se adaptar a carne que estamos cortando no momento. Exemplo disso é que a utilização de uma menor é excelente no corte de uma costela, enquanto outras maiores são necessárias no corte de carnes grandes como pedaços de picanha.

Contudo, se você puder escolher, opte por ter sempre em mãos uma maior, com o tamanho aproximado de 20 cm. Essa opção se deve pelo fato deste tamanho abranger um leque maior de carnes.

Além do tamanho, fique atento ao material que é feito a faca. Priorize facas de inox, pois essas possuem a consistência necessária para que a faca não quebre ou não dobre durante cada corte.

Lugar de corte

 

Outro ponto que precisamos ficar atentos quando falamos em cortar carnes durante o churrasco é a plataforma necessária para isso. Fuja daquelas tábuas de plástico que escorregam e que podem quebrar facilmente.

Sendo assim, opte por uma tábua de madeira, resistente e bonita. Com esse utensílio você terá a aderência necessária para realizar os mais variáveis cortes com os mais diversos tipos de facas.

Manutenção das ferramentas

 

cincodicasgratis

 

E, por fim, mais um passo importante na preparação de qualquer churrasco é ter sempre as suas facas afiadas. Esse procedimento permite que você faça menos força a cada corte e, assim, reduzindo em muito a chance de se machucar.

Para isso, tenha sempre em casa uma pedra de amolar e uma chaira (fuzil), que são equipamentos essenciais para deixar sempre a sua faca afiada. Outra boa dica é manter suas facas longe de utensílios ou talheres, pois o contato fazem com que pecam seu fio.

Mantê-las em uma bainha é o ideal, mas caso não tenha, você pode fazer algumas com papelão reforçado a um durex ou algum tipo de adesivo que tenha em casa…mas isso você tira de letra !

O que você achou dessa matéria? Falar sobre tipos de facas para churrasco é interessante? Acha que ela pode solucionar alguns problemas sobre essa questão?

Não deixe de comentar, compartilhar e mostrar para aqueles que estão interessados sobre esse assunto.